Editorial

Jornal O Progresso – Breve histórico

O Jornal  O Progresso foi fundado em primeiro de maio de 1983, tendo como fundadores Cleso Barbosa da Silva e Manuel Simão Moreira, então proprietários da Salto Belo Editora Gráfica e Publicidade Ltda, empresa fundada no ano de 1974.

Pelo período de 29 anos, o jornal teve como diretor e redator o jornalista Cleso Barbosa da Silva, casado com a professora aposentada Vani Fontebassi da Silva. Ou seja, de maio de 1983 à maio de 2012, quando faleceu. Cleso, portanto, foi o fundador que permaneceu na direção do veículo de comunicação, hoje dirigido por seus filhos jornalista Gerson Fontebassi da Silva e Almir Fontebassi da Silva.

O Jornal O Progresso sempre foi confeccionado em Ituverava, em gráfica própria, passando pelas diversas evoluções da indústria e das artes gráficas. O início foi no sistema de tipografia, também conhecido como ‘letrinha por letrinha’, ou historicamente falando escrito e impresso através dos tipos móveis e a prensa de Gutemberg.

Outros sistemas foram implantados até a chegada da moderna Offset, que permitiu maior versatilidade e facilitou a inclusão de imagens, contribuindo para os textos noticiosos com fotográficas, bem como com mais visibilidade para as publicidades de nossos patrocinadores.

Atualmente o Jornal O Progresso possui sede própria em Ituverava, onde estão localizadas sua redação e sua oficina gráfica dotada de impressora offset rotativa, que se encontra somente em grandes centros como Ribeirão Preto, Franca e Uberaba, favorecendo a rapidez na impressão de cadernos com opção de páginas coloridas.

Seu parque gráfico é dotado ainda de um moderno equipamento CTP (Computer-to-Plate), que contribui para maior resolução e rapidez na confecção das edições e de materiais gráficos pela empresa, sendo inclusive prestador de serviços para gráficas e jornais de Ituverava e região.

Seguindo as evoluções do mercado gráfico, todavia, o Jornal O Progresso prosseguiu com a mesma linha editorial que motivou seu redator/fundador: a defesa dos interesses dos cidadãos, a valorização dos talentos do município, a divulgação de ações que contribuem para uma sociedade melhor, como os eventos e campanhas do Rotary, Lions e outras instituições que dignificam a sociedade ituveravense, como Fundação Educacional de Ituverava e Santa Casa.

Desde o início, já com sua segunda geração, a família Jornal O Progresso continua principalmente e sempre acreditando no potencial do município de Ituverava, as empresas aqui estabelecidas e suas principais entidades.