ACII dá dicas sobre o SCORE

Manter o nome limpo na praça é muito importante, principalmente se você costuma recorrer a empréstimos ou compras parceladas. A ACII (Associação Comercial e Industrial de Ituverava) mantedora do sistema do SCPC (Serviço  Central de Proteção ao Crédito) em Ituverava dá dicas para você consumidor sobre o novo método de avaliação de crédito usado em todo o país. Saiba que além da informação de restrição no CPF de um consumidor ou no CNPJ de uma empresa, as financeiras, bancos e o comércio também utilizam um sistema de pontos que classifica se o cliente é ou não um bom pagador antes de liberar o crédito. É o chamado Score. A razão por algum empréstimo que você pediu não ter sido aprovado, mesmo você tendo o nome limpo, pode estar na sua colocação no Score. Confira como funciona essa ferramenta e entenda de que forma você pode ter um histórico de bom pagador através dela!
Como funciona: O Score é uma ferramenta utilizada em mais de 100 países e tem o objetivo de uniformizar a liberação de crédito, de acordo com o histórico de pagamentos dos consumidores, fazendo com que seja possível um processo de forma mais justa e objetiva. É uma maneira rápida, barata e imparcial de fazer a análise de crédito.
A ferramenta se baseia em cálculos estatísticos que resultam entre zero e 1.000 pontos. A partir deste cálculo, é possível prever qual é a possibilidade daquele determinado cliente ser inadimplente, considerando diversos fatores sobre o histórico dele como, por exemplo: informações públicas sobre a região onde mora, índices de desemprego e de endividamento, última vez que buscou crédito no mercado, etc.
O processo para calcular o Score nas instituições financeiras é basicamente o mesmo, mas é possível que um cliente não seja aprovado em um determinado banco e consiga o mesmo crédito em outro banco, mesmo que o perfil de Score dele seja igual nas duas análises. Isso acontece porque as instituições financeiras ou empresas definem qual é a proporção de risco através dos serviços que elas prestam. Por isso, vale ressaltar que existem empresas, bancos e financeiras que são mais exigentes com a pontuação de Score do que outras, o ideal é que a empresa mantenha a venda com uma pontuação de Score segura, que possibilita o controle de uma carteira de clientes saudável.