ESF Benedito Trajano realiza Campanha da Hepatite

Na quarta-feira, dia 31  de julho, a equipe do ESF (Estratégia Saúde da Família) do bairro Benedito Trajano Borges compareceu  na Vila Dignidade para realizar a Campanha de Prevenção da Hepatite. Os idosos se reuniram
no salão de convivência da  Vila para que a enfermeira Michele Cintra, responsável pelo posto de saúde ESF Benedito Trajano,  para proferir a palestra sobre a campanha. Estiveram presentes os moradores da Vila Dignidade, a enfermeira  Michele, as agentes de saúde Carmem e Tassya e a coordenadora da unidade, Giovana Verdinelli.
Segundo as profissionais,  o objetivo da Campanha é realizar um dos principais desafios que é o diagnóstico precoce
das Hepatites, pois a pessoa  pode não apresentar sintomas inicialmente. São doenças silenciosas e podem evoluir por 10,  20, 30 anos ou mais sem que o paciente apresente sintomas e sem saber que estão doentes.
Transmissão  A transmissão acontece por meio do contato com sangue contaminado ao compartilhar objetos como
lâminas de barbear, agulhas,  seringas, alicates. Na transfusão de sangue e derivados atualmente não oferece risco de transmissão  devido à realização da pesquisa dos vírus das Hepatites B e C em todos os doadores de sangue.
O contato sexual é uma  importante forma de transmissão para a Hepatite B, sendo considerada uma Infecção Sexualmente  Transmissível (IST) e ainda existe a transmissão do vírus da Hepatite B da mãe para o fi lho.
Prevenção e Proteção  Para prevenir e se proteger é importante: não compartilhar objetos de uso pessoal como seringas  e agulhas, lâminas e alicates; usar material  descartável para colocação de piercing e realização de tatuagens; certificar- se que os equipamentos cirúrgicos e odontológicos tenham sido esterilizados quando não puderem ser  descartados e usar camisinha em todas as relações sexuais é uma medida de
proteção muito importante  contra a Hepatite B.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *